24 dezembro 2010

Leí, Néfi e os Magos


Dentre os personagens da história do natal narrada nas escrituras,sempre tive curiosidade sobre os magos que seguiram a estrela ao encontro do menino Jesus.Há algum tempo encontrei um texto bastante interessante que quero deixar como sugestão de leitura para esta época natalina: "O Livro de Mórmon Desvenda o Mistério do Natal?" de Gerge Potter da Ancient America Foundation. Neste texto o autor faz uma interessante ligação entre a viajem dos magos narrada no Novo Testamento e de Leí e sua família contada no Livro de Mórmon.

Embora tenham ocorrido em épocas diferentes, é possível que a caravana liderada por Leí e Néfi tenha influenciado na busca dos magos pelo menino Messias. No texto, George Potter explica que os magos vieram do leste e que na Bíblia o termo leste é usado para definir a região da Arábia. O autor relembra que Leí e sua família passaram oito anos na região Arábica e mais algum tempo enquanto o navio era construído. Durante este tempo, certamente Leí e Néfi pregaram o evangelho naquela região (D&C 33:7-8). Uma das revelações recebidas por Leí no sul da Arábia era que o Messias nasceria entre os judeus 600 anos após ele ter saído de Jerusalém com seus familiares (1Néfi 10:4). Isso poderia explicar o conhecimento que os magos possuíam de que o Messias nasceria entre os judeus e por isso o procuraram para adorá-lo (Mateus 2:2).

É sempre interessante notar como mais luz pode ser lançada sobre fatos narrados na Bíblia por meio do Livro de Mórmon. Não sabemos com exatidão muito a respeito dos magos: seu nome, local de origem, como obtiveram seu conhecimento sobre o Messias e qual teria sido a influência da pregação de Leí e Néfi nisso. Mas, o que sabemos é que eles sabiam com exatidão que o Messias viria ao mundo e que deveriam vir a Ele para Adorá-lo. Esta é certamente a lição que podemos aprender com eles, de buscar o mesmo conhecimento e ter a mesma atitute.

O texto "O Livro de Mórmon Desvenda o Mistério do Natal?" de Gerge Potter pode ser lido clicando aqui.