11 julho 2010

Simbologia do Templo: Fonte Batismal

A fonte batismal passou a ser incluída nos templos modernos a partir da construção do Templo de Nauvoo quando o Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith o seu propósito conforme registrado em D&C 124:29-33. A fonte batismal seria construída para a realização de batismos em lugar e a favor dos mortos assim como na época do Novo Testamento 1Coríntios 29:15). O apóstolo Paulo ensinou em sua carta aos Romanos que a ordenança do batismo possui um simbolismo de sepultamento da vida antiga em pecado e de renascimento para uma nova vida em Cristo (Romanos 6:3-5). A fonte batismal tanto nas capelas como nos templos, está abaixo do nível do solo tornando o simbolismo de sepultamento e renascimento do batismo ainda mais significativo (D&C 128:12-13).

Nos templos a fonte batismal está sobre doze bois da mesma forma como o mar de fundição no Templo de Salomão (1Reis 7:23-26, 2Crônicas 4:2-6). As fontes nos templos do Velho Testamento eram usadas para rituais de lavamento dos sacerdotes. Somente após a ressurreição de Cristo é que a ordenança do batismo vicário começou a ser realizada. Os doze Bois são usados para representar as doze tribos de Israel. Os bois estão divididos de 3 em 3 sendo que cada trio está virado para uma direção: norte, sul, leste e oeste simbolizando a coligação de Israel dos quatro cantos da Terra. Contudo, o boi foi o animal usado para representar a tribo de José (Deuteronômio 33:17). Portanto, porquê todas as doze tribos que possuem seus próprios símbolos, são representadas pelo boi que é o símbolo da tribo de José? As revelações modernas mostram que a tribo de José que possui a primogenitura terá um importante papel nestes últimos dias sendo responsável pela coligação de todas as tribos de Israel (2Néfi 3:3-24, TJS - Gên.50). O nome José em hebraico é Asaph e significa " ele é quem coliga".



Foto acima: Fonte batismal do Templo de Draper, Utah - EUA

Fonte do texto: Matthew B. Brown e Paul Thomas Smith, Symbols in Stone: Symbolism on the Early Temples of the Restoration, p.94-96.

Nenhum comentário:

Postar um comentário