06 junho 2011

Néfi e Gerenciamento de Carreira


Refletindo sobre a história de Néfi ao ter que construir um navio aprendi uma lição importante sobre gerenciamento de carreira e nossa atitude quando tivermos que fazer mudanças importantes na nossa carreira ou vida.

Em 1 Néfi 17:7-8 lemos:
" E aconteceu que depois de estar eu, Néfi, pelo espaço de muitos dias na terra de Abundância, ouvi a voz do Senhor dizendo: Levanta-te e vai  à montanha. E aconteceu que me levantei e subi à montanha e clamei ao Senhor.
 E aconteceu que o Senhor me falou, dizendo: Tu construirás um navio da maneira que eu te mostrarei, a fim de que eu leve o teu povo através destas águas."
Certamente esse foi um momento crucial de mudança na vida de Néfi. Ele poderia ter questionado o Senhor sobre sua incapacidade de construir um navio, já que em nenhum momento anterior no livro de Mórmon temos indícios de que Néfi fosse um construtor de navios, ou que já tivesse tido essa experiência no passado. Néfi poderia ter desistido, e sua jornada rumo a terra prometida poderia ter terminado ali. Porém, o que vemos é uma atitude diferente, ele diz:
"E eu disse: Senhor, aonde irei a fim de encontrar minério para fundir e fazer ferramentas, com o fito de construir o navio do modo que tu me mostraste? (1 Né. 17:9)"
 Ele aceitou enfrentar o desafio, buscando o auxilio do Senhor e mais do que isso, sabia que o navio seria feito não a maneira como ele queria, mas a maneira do Senhor.

Além de construir o navio, Néfi precisou fazer as ferramentas necessárias para essa construção e enfrentar as queixas de seus irmãos que não acreditavam que ele seria capaz de realizar este trabalho.

Muitas vezes nos deparamos com situações semelhantes nas quais temos que desenvolver novas habilidades e além disso suportar pessoas que ficam constantemente afirmando o quanto somos incapazes de realizar esta nova tarefa. Se dermos ouvidos as nossas inseguranças, não construiremos as ferramentas de que precisamos, e se dermos ouvidos a essas pessoas, não conseguiremos ir muito longe em nosso novo desafio. 

Porém, se tivermos fé no Senhor não daremos ouvidos as nossas inseguranças nem a essas pessoas e afirmaremos, tal como Néfi afirmou, que:
"Se Deus me tivesse ordenado que fizesse todas as coisas, poderia fazê-las. [...] (1 Né. 17:50)" 
Realmente somos capazes de fazer qualquer coisa difícil se tivermos Deus como nosso instrutor. Por isso, quando nos depararmos com desafios em nossas carreiras ou vida pessoal, não devemos recuar e ouvir às murmurações de pessoas como Lamã e Lemuel, que insistem em nos lembrar da nossa incapacidade e sentem-se felizes por desanimar-nos. Devemos dar ouvidos ao que o Senhor nos inspira, pois certamente um novo desafio em nossa vida nos ajudará a sermos pessoas melhores e nossa fé no Senhor será fortalecida se tivermos Ele como nosso instrutor.

Assim como Néfi, devemos nos lembrar que:
"Ora, se o Senhor possui tão grande poder e fez tantos milagres entre os filhos dos homens, por que não pode ensinar-me a construir um navio? (1 Né. 17:51)"
Com certeza nos transformamos em novas pessoas ao passarmos por um desafio. Principalmente quando abrimos nossos ouvidos e coração para que o Senhor nos instrua. 

Em meu quarto possuo a citação anterior escrita da seguinte forma: "Ora, se o Senhor possui tão grande poder e fez tantos milagres entre os filhos dos homens, por que não pode ensinar-me a ..." Logo abaixo coloquei uma pequena lista de mudanças que espero que ocorram em minha carreira e vida pessoal. Dessa forma posso lembrar-me constantemente de minhas metas mais desafiadoras e que com a ajuda do Senhor sou capaz de realizá-las.

Quando tenho que enfrentar um novo desafio também lembro desta citação e substituo "ensinar-me a construir um navio" por ensinar-me a ... vencer tal desafio.

Tal como Néfi, devemos ter o coração preparado para enfrentar quaisquer mudanças nos rumos de nossa carreira ou vida pessoal que o Senhor requeira de nós, tendo a certeza de que Ele irá nos mostrar, de tempos em tempos, de que maneira devemos trabalhar e assim desenvolveremos nossa obra pelo método do Senhor, que certamente é muito superior ao dos homens. (1 Né. 18:1-2)

Um comentário:

  1. Obrigada por esse excelente texto...eu estava um tanto preocupada.com um novo desafio que recebi,mas depois que li senti minha fé fortalecida.Eu vou conseguir porque Deus já preparou o caminho e irá me qualificar pra isso!!!

    ResponderExcluir