12 outubro 2010

O Livro de Mórmon e o Templo

No dia 23 de Setembro de 2010, estava na sala celestial do Templo de Campinas orando por um problema que estava me deixando muito preocupada. Ao terminar a oração estava me sentindo confiante, mas ainda queria uma confirmação mais clara do Senhor de que tudo ficaria bem. Estava prestes a pedir algum sinal quando parei e pensei melhor, achando que isto poderia parecer que eu estava tentando ao Senhor.

Logo em seguida, resolvi pegar o Livro de Mórmon para ler, pois senti que o Senhor teria uma mensagem para mim.

Abri em 2 Néfi 9:9, e li até o final do capítulo. Embora o capítulo todo seja bastante interessante vou destacar alguns versículos que chamaram minha atenção naquele momento.

Este capítulo trata dos ensinamento de Jacó para o povo de Néfi. Logo no início do capítulo vemos o seguinte resumo:
"Os Judeus serão coligados em todas as suas terras de promissão - A expiação resgata o homem da queda - Os corpos dos mortos sairão da sepultura e seus espíritos, do infernos e do paraíso - Eles serão julgados - A expiação salva da morte, do inferno, do diabo e do tormento eterno - Os justos serão salvos no reino de Deus - Declaradas as penalidades para os pecados - O Santo de Israel é o guardião da porta. Aproximadamente 559 - 545 a.C."
Os versículos que mais chamaram-me a atenção encontram-se abaixo com grifos meus.

2 Néfi 9:14 -- " Teremos portanto um conhecimento perfeito de todas as nossas culpas e nossa impureza e nossa nudez; e os justos terão um conhecimento perfeito de sua alegria e sua retidão, estando vestidos com pureza, sim, com o manto da retidão."

2 Néfi 9:41-43 -- "Ó, meus amados irmãos, vinde, pois, ao Senhor, o Santo. Lembrai-vos de que seus caminhos são justos. Eis que o caminho para o homem é estreito, mas segue em linha reta adiante dele; e o guardião da porta é o Santo de Israel; e ele ali não usa servo algum, e não há qualquer outra passagem a não ser pela porta; porque ele não pode ser enganado, pois Senhor Deus é o seu nome.

E a quem quer que bata, ele abrirá; e os sábio e os instruídos e os ricos que são orgulhosos de seu conhecimento e de sua sabedoria e de suas riquezas - sim, estes são os que ele despreza; e a menos que se despojem de todas estas coisas e considerem-se insensatos diante de Deus e humilhem-se profundamente, ele não lhes abrirá.

As coisas dos sábio e dos prudentes, porém, ser-lhes-ão ocultas para sempre - sim, aquela felicidade que está preparada para os santos."

Essas escrituras me fizeram pensar na importância do trabalho do templo que eu acabara de fazer. O quão importante é permanecermos justos e puros, pois seremos dignos de permanecer com o "manto da retidão" e termos um conhecimento perfeito de nossa alegria e retidão.

Precisamos ser sábios e prudentes para que ao batermos o Senhor nos abra, pois o guardião da porta será o próprio Senhor e Ele não pode ser enganado.

Outro versículo que chamou minha atenção nesse mesmo capítulo foi o 44: "Ó, meu amados irmãos, lembrai-vos de minhas palavras. Eis que tiro minhas vestimentas e sacudo-as diante de vós; rogo ao Deus de minha salvação que me olhe com seus olhos que tudo vêem; e sabereis portanto no último dia, quando todos os homens serão julgados por suas obras, que o Deus de Israel testemunhou que sacudi vossas iniquidades de minha alma e que me apresento limpo ante ele e estou livre de vosso sangue."

Neste outro versículo acho interessante o simbolismo dele tirar as vestimentas, sacudi as iniquidades do povo e por fim estar limpo dos pecados do povo. Sendo este um requisito inicial para que ele percorra o caminho estreito e reto citado anteriormente.

Só a título de curiosidade, coloco abaixo uma imagem que representa o olho que tudo vê. 


Este símbolo encontra-se no templo de Salt Lake City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário