12 outubro 2010

Planejamento, Fé e Bençãos - Na Busca pelas Placas de Latão

Depois de um tempinho sem escrever, vou mudar um pouco o assunto. Hoje escreverei um pouco sobre como planejamento e fé devem estar presentes para conseguirmos receber as bençãos do Senhor e termos sucesso em nossas ações.

A historia que me fez refletir sobre esses princípios é bem conhecida por muitos SUDs (Santos dos Últimos Dias). Ela está no Livro de Mórmon nos capítulos 3 e 4 de 1 Néfi e conta quando os filhos de Leí tiveram que retornar a Jerusalém para pegar as placas de latão com Labão que era um homem poderoso e tinha vários homens sob seu comando.

O que podemos aprender com essa história é que Néfi e seus irmãos fizeram três tentativas até conseguir adquirir as placas de latão, mas em cada uma dessas tentativas as atitudes deles são diferentes e somente na última tentativa Néfi tem a atitude mais acertada que o permite concluir seu trabalho com sucesso.

O que podemos observar na primeira tentativa é que eles não fizeram um plano de como pegariam as placas. Apenas "lançaram sortes", que caiu sobre Lamã. Este foi até Labão e apenas pediu as placas, mesmo sabendo que tipo de homem era Labão. Eles não criaram nenhuma estratégia, nem algum argumento para ser apresentado a Labão para que este aceitasse entregar as placas.

Na segunda tentativa, eles tinham um plano, que era entregar os seus bens (ouro, prata e todas as suas coisas preciosas) para Labão em troca das placas. Este cobiçou os bens da família de Leí, enviando seus servos para matar Néfi e seus irmãos com o objetivo de se apoderar de seus bens. Objetivo este que foi alcançado, pois Néfi e seus irmãos tiveram que abandonar seus bens para conseguirem fugir dos servos de Labão.

Após esta segunda tentativa, Lamã e Lemuel enfureceram-se com Néfi e seu pai, chegando a agredir seus irmãos mais novos (Néfi e Sam). Foi preciso a intervenção de um anjo para fazer Lamã e Lemuel pararem de agredir seus irmãos, mas esta aparição não foi suficiente para aumentar a fé desses dois irmãos de Néfi,. Mesmo o anjo afirmando que deveriam retornar a Jerusalém, pois o Senhor entregaria Labão em suas mãos.. Nem as palavras de Néfi relembrando que o Senhor é mais poderoso que toda a terra (1 Né. 4:1) fez com que eles ficassem mais confiantes nas promessas do Senhor. Apesar de suas murmurações, eles seguiram Néfi até as muralhas de Jerusalém.

Nessa terceira e última vez, Néfi foi sem ter feito um plano, mas estava sendo conduzido pelo Espírito (1Né. 4:6). Desta forma, Labão realmente foi entregue em suas mãos.

Néfi demonstra sua fé após a primeira e a segunda tentativa quando diz, "Sejamos, portanto, fiéis aos mandamentos do Senhor". (1 Né. 3:16; 4:1) Apesar das dificuldades que haviam terminado de passar, Néfi estava decidido a ser fiel aos mandamentos do Senhor.

Com essa historia aprendemos que Néfi só conseguiu as placas depois de fazer mais do que pedir. Ele planejou. Mesmo seu plano não dando certo, ele demonstrou sua fé no Senhor ao retornar a Jerusalém sem ter elaborado um novo plano, mas sabia que estava sendo conduzido pelo Espírito. Só depois disto, o Senhor fez a sua parte, o milagre.

Para termos sucesso em nossa vida devemos fazer o mesmo, conforme resumo abaixo:

1º) Pedir ao Senhor que nos abençoe com o que precisamos;
2º) Elaborar um plano para alcançarmos o que pedimos;
3º) Ter fé para mudar nosso plano ou até mesmo abandoná-lo ao sermos inspirados pelo Senhor;
4º) Ser conduzido pelo Espírito, ou seja, devemos seguir o plano elaborado pelo Senhor, não o nosso;
5º) Receber o milagre que o Senhor nos oferece, sem ficarmos temerosos ou duvidosos e
6º) por fim, devemos ser gratos assim como Néfi e sua família foi grata por terem conseguido as placas de latão e serem protegidos pelo Senhor durante todo esse processo. ( "E aconteceu que se regozijaram muito e ofereceram sacrifícios e holocaustos ao Senhor; e renderam graças ao Deus de Israel." 1 Néfi 5: 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário