23 junho 2010

Banqueteai-vos com as palavras de Cristo (Parte I)

Existe um comunidade no Orkut criada pelo Gustavo (Ensino, não há maior chamado) na qual abrimos um tópico para debatermos sobre o estudo das escrituras. Nesse tópico além de colocarmos algumas escrituras sobre o tema, colocamos alguns recursos para desenvolvimento da capacidade de estudar as escrituras, pois como o objetivo da comunidade é falar sobre ensino, antes de ensinarmos precisamos aprender.
Vamos colocar as informações daquele tópico aqui no blog, mas ampliaremos algumas partes que julgamos estarem incompletas ou carecendo de aprofundamento.
Nosso objetivo é permitir o acesso a esses materiais e recursos por aqueles que desejam aproveitar melhor seu tempo de estudo das escrituras.
Encorajamos que nos enviem outras sugestões e comentem as técnicas apresentadas,  para sabermos se deram certo ou não com vocês.

Qual a importância do estudo das escrituras?


Em 2 Néfi 32:3 lemos: "(...)Banqueteai-vos com as palavras de Cristo, pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer." (Grifo nosso)
Creio que muitos estão desnecessariamente famintos e desnutridos espiritualmente por não aplicarem esse conselho em suas vidas.
Se atentarmos para essa escritura, veremos que somos orientados a nos banquetearmos com as palavras de Cristo. Se as palavras de Cristo podem ser banqueteadas, é porque são como alimento para nós. E se temos um banquete a nossa disposição do qual o Senhor e anfitrião não nos cobra nada em troca, por que então ainda não nos sentimos saciados espiritualmente?
Provavelmente a resposta está em João 5:39: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam".
Quantos de nós não fomos a um médico nos sentindo muito mal e nos sentimos bastante irritados, pois sentimos que não fomos adequadamente examinados?
Examinar é observar minuciosamente, é refletir sobre aquilo que estamos olhando e chegarmos a algumas conclusões. O mais animador nesse exame que devemos fazer das escrituras é saber que, como diz na escritura anterior, ele nos levará a vida eterna.

Como melhorarmos nosso estudo das escrituras?

Como vimos anteriormente, muitos de nós estão desnutridos ou subnutridos espiritualmente porque não estão examinando adequadamente as escrituras. Estudar / examinar é diferente de apenas ler. Muitos sabem disso, mas possuem dificuldades em melhorar a maneira como se relacionam com as escrituras, por não saber como aperfeiçoar seu estudo. Devido a isso, apresentaremos algumas técnicas que ajudarão a aproveitar melhor seu tempo de estudo de escrituras, mesmo que você seja uma pessoa muito ocupada e só disponha de 15 minutos diários para estudar. Esses 15 minutos podem ser muito bem aproveitados e dando, ao fim, uma sensação de saciedade em nossa "fome" espiritual.

Para quem não sabe inglês, não precisa ficar triste. Iremos comentar cada uma das dicas nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário