28 junho 2010

Simbologia do Templo: Pedra da Lua

Além de formas geométricas, outro tipo comum de símbolos nos templos são os emblemas astronômicos. Dentre eles, temos a pedra da Lua (moonstone) conhecida principalmente por fazer parte da decoração do templo de Nauvoo e de Salt Lake. No templo de Nauvoo, a pedra da lua pode ser encontrada na base de seus pilares como uma lua crescente com a face voltada para baixo. Além de servir como um sinal da Segunda Vinda (Isaías 13:9, Mateus 24:29, Apocalipse 6:12-13, D&C 29:1434:9; 45:42; 88:87, 133:49), a lua também é usada como símbolo da glória terrestrial:

"E também vimos o mundo terrestre e eis que estes são os que pertencem ao terrestre, cuja glória difere da glória da igreja do Primogênito, que recebeu a plenitude do Pai, assim como a glória da lua difere da do sol no firmamento". D&C 76:71


Acima, foto de uma Pedra da lua no Templo de Nauvoo por Scot Facer Proctor

Em alguns outros templos, incluindo o de Salt Lake, as quatro fases da lua aparecem representadas na decoração. Essas fases da lua sugerem os estágios do progresso humano: nascimento, vida, morte e ressurreição e também sua jornada de um estado de trevas para um de luz.


As duas fotos acima mostram detalhes da parte externa do templo de Albuquerque no Novo México, EUA. À esquerda, a pedra da lua aparece como uma lua crescente e à direita o símbolo é de uma lua cheia. Fotos por Altus


Foto acima de uma das paredes do templo de Preston na Inglaterra mostrando as quatro fases da lua.

Fonte:

Matthew B. Brown e Paul Thomas Smith, Symbols in Stone: Symbolism on the Early Temples of the Restoration, p.98,150-151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário