27 junho 2010

Lições do Livro de Mórmon: Humildade

A etimologia (estudo da origem das palavras) pode ajudar a tornar o estudo das escrituras mais significativo. Tive um exemplo disso estudando o sonho de Leí em 1 Néfi 8 no Livro de Mórmon. Neste capítulo lemos que Leí sonhou que estava em um campo largo e espaçoso que representava o mundo (1 Néfi 8:20). Neste campo, ele viu alguns grupos de pessoas que através da barra de ferro representando a palavra de Deus (1 Néfi 11:25), tentavam chegar até a árvore da vida, símbolo do amor de Deus (1 Néfi 11:21-22). Ele também viu que muitos se perderam em meio a uma densa névoa de escuridão que simboliza as tentações do diabo (1 Néfi 12:27). Durante a sua narrativa, Leí descreve a presença de um outro elemento de sua visão:

"E eu também olhei em redor e vi, na outra margem do rio de água, um grande e espaçoso edifício; e ele parecia estar no ar, bem acima da terra." 1 Néfi 8:26

Posteriormente, em 1 Néfi 11:36, Néfi explica que este grande e espaçoso edifício representa o orgulho do mundo. Resolvi pesquisar a etimologia da palavra humildade que é o oposto de orgulho. Ela vem do latim humus que significa chão. Então podemos ver o humilde como aquele que tem os pés no chão, que não exalta a si próprio. A respeito das pessoas que ocupavam o edíficio, Leí disse:

"E estava cheio de gente, tanto velhos como jovens, tanto homens como mulheres; e suas vestimentas eram muito finas; e sua aatitude era de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do fruto." 1 Néfi 8:27

Vemos portanto que os moradores do grande e espaçoso edifício eram pessoas orgulhosas e então fica claro porque no sonho este edifício é representado acima do chão, sem ter alicerce. Mais adiante, Néfi narra o destino que teve o grande e espaçoso edifício da seguinte maneira:

"E aconteceu que vi e testifico que o grande e espaçoso edifício era o aorgulho do mundo; e ele caiu e sua queda foi muito grande."

O grande e espaçoso edifico e seus moradores foram levados ao chão de forma forçada. Se o humilde é aquele que mantém os pés no chão, o humilhado é aquele que por não querer demonstrar humildade, acaba sendo levado ao chão. O final do edifício do sonho de Leí é uma metáfora do que as escrituras predizem:

"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 23:12


Lehi's Dream, pintura por Damir: http://www.damirkrivenko.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário