26 junho 2010

Banqueteai-vos com as palavras de Cristo (Parte III)

A 2ª dica explica a importância de se usar as notas de rodapé como referência para o aprofundamento da compreensão do evangelho no estudo das escrituras.
A autora sugere que "durante a leitura de uma passagem preste atenção às palavras ou frases que "saltam em você" ou seja, você as achou interessantes, curiosas, ou não tem certeza do que elas significam. Se há uma referência de rodapé (a minúsculas a, b, c, etc, antes da palavra) olhe para o fim da página onde você verá as notas de rodapé (listados por capítulo e versículo) e referências relacionadas ou outras notas."
A autora relata que gosta de circulas a pequena letra em ambos, no versículo e na nota de rodapé correspondentes. A seguir ela utiliza um marcador de página ou um pedaço de cartão firme e faz uma linha entre as duas letras (ver foto no site). Ela também gosta de adicionar uma seta apontando para a nota. Se você estiver usando o sistema de código de cores (1ª dica) Você pode sublinhar a referência de rodapé na sua cor correspondente.
Segundo a autora , "após fazer isso, você ficará espantado com todas as jóias que você encontrará."

A minha experiência com essa técnica só me faz repetir a última afirmação dela, de que realmente ficamos espantados com todas as jóias que encontramos.
Utilizei essa técnica uma vez ao ler o Livro de Mórmon de capa a capa. Em cada referência às notas de rodapé eu parava e ia ler as referências , ou seja, outros versículos nas escrituras ou tópicos do guia de estudos das escrituras que estavam relacionados com aquele mesmo tema.
Ao terminar de ler o Livro de Mórmon tinha aprendido muito mais do que nas outras vezes, e minha compreensão das diversas associações que partes diferentes das escrituras fazem entre si aumentou extraordinariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário