20 junho 2010

(Α) SOU ALFA E OMEGA (Ω)

Este texto foi escrito e enviado para a revista "A Liahona" em Abril de 2010 (ver MOTIVO ALFA - Como tudo começou).

SOU ALFA E ÔMEGA

Gosto muito de estudar as escrituras e sempre achei incrível podermos encontrar significados novos em passagens das escrituras já conhecidas por nós, à medida que as relemos em épocas diferentes de nossa vida.
Há alguns anos resolvi estudar o Livro de Mórmon lendo cada uma das referências que se encontram nas notas de rodapé, inclusive verificando o significado de determinados termos no GEE (guia para estudo das escrituras).
Num certo dia, deparei-me com o seguinte versículo: “Eu sou a Luz e a vida do mundo, sou Alfa e Ômega, o princípio e o fim” (3Néfi 9:18). Como já vinha fazendo, recorri às notas de rodapé que me indicavam o verbete Alfa.
No verbete “Alfa e Ômega”, encontrei a seguinte explicação: “Alfa é a primeira letra do alfabeto grego; Ômega é a última. Também são nomes dados a Jesus Cristo e são usados como símbolos para demonstrar que Cristo é o princípio e o fim de toda a criação”.
Como quis compreender mais profundamente o que esses termos nos ensinam sobre Jesus Cristo, fiquei ponderando sobre o significado de Cristo ser considerado o princípio e o fim de toda criação. Após reflexão e com a ajuda do dicionário, foi isso o que descobri:

Em que sentido Jesus Cristo é Alfa?

Ele é o princípio de toda criação, ou seja, foi tanto quem deu início à criação do céu e da Terra, quanto é o fundamento (a rocha) desta criação. Ele é o primogênito do Pai e foi o primeiro a ressuscitar.
Isso me fez lembrar de uma declaração do Profeta Joseph Smith, que se encontra em D&C 76:24. “Que por ele e por meio dele e dele os mundos são e foram criados, e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus”.

Em que sentido Jesus Cristo é Ômega?

Ele é o fim de toda a criação. Algumas definições de fim (Houaiss, 2004) são: “o que se busca alcançar, objetivo, finalidade”. Isso quer dizer que o nosso objetivo como criações do Senhor é buscarmos ser como Cristo.
Também pode-se usar a palavra causa como um sinônimo de fim. E a definição de causa é "aquilo ou aquele que faz que uma coisa exista; aquilo ou aquele que determina um acontecimento, razão, motivo" (Aurélio, 1988).
Outro sentido relacionado ao fim, é que Cristo também estará no fim, isto é, no juízo final.

Um versículo que reafirma esses sentidos citados anteriormente diz que "(...) ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Colossenses 1:17). Esse versículo também me faz pensar sobre as maneiras pelas quais subsistimos (continuamos a existir, temos vida) por causa de Cristo.

Depois de ter estudado o versículo 18 de 3 Néfi 9 fiquei encantada por descobrir que uma afirmação tão simples quanto Cristo ser Alfa e Ômega, poderia simbolizar profundamente a vida e o papel do Salvador, o que aumentou ainda mais meu testemunho e amor por Ele e pelo estudo das escrituras.

2 comentários:

  1. O texto foi publicado? Você e Gustavo poderiam fazer um daqueles programas da BYU TV sobre discussões do Livro de Mórmon! hehehe...

    Mt legal o post... Aprendi que o Ômega é a última letra do alfabeto grego!!! =P

    ResponderExcluir
  2. Até agora nada de me dizerem se vão publicar ou não. :(
    Só mandaram um e-mail avisando que receberam e que meu texto iria ser analisado.
    Debates do Livro de Mórmon!? Seria muito legal!!! hahaha
    Puxa, só aprendeu isso com o meu texto, que o ômega é a última letra do alfabeto grego?! E o resto do texto vc não leu? :p

    ResponderExcluir